quarta-feira, 28 de março de 2012

Pedro Henriques e TVI - parte III

Programa Mais Futebol Jornada


Este programa é sem dúvida uma das melhores armas do sistema. Os erros na arbitragem acontecem em catadupa e em mais de 98% dos casos a favorecer e prejudicar sempre os mesmos.

Como estes erros demonstram que o campeonato está a ser adulterado, nada como colocar um ex-árbitro a comentar esses lances e tentar igualar os pratos da balança.

Para o conseguir são ignorados lances importantes dos jogos e a incoerência, jornada após jornada, na análise dos lances é a nota dominante.

Serão dezenas de minutos a provar que a diferença de critérios é gritante e que tudo o que ali se faz não é por acaso. Muito pelo contrário.

Pedro Henriques e a TVI - Parte I

Pedro Henriques e a TVI - Parte II

Pedro Henriques e a TVI - Parte III

Pedro Henriques e a TVI - Parte IV

sexta-feira, 23 de março de 2012

João Capela


Curiosidades

João Capela e Vasco Santos beneficiados no esquema de classificação de árbitros.

Jogos

2ª Jornada Liga Zon Sagres 2010/2011 - FC Porto vs Beira Mar

6ª Jornada Liga Zon Sagres 2010/2011 - Marítimo vs Benfica

10ª Jornada Liga Zon Sagres 2011/2012 - Olhanense vs FC Porto

11ª Jornada Liga Zon Sagres 2011/2012 - Benfica vs Sporting


24ª Jornada Liga Zon Sagres 2011/2012 - Olhanense vs Benfica

João Capela e Vasco Santos beneficiados no esquema de classificação de árbitros


Aqui fica um excerto da notícia publicada pelo jornal Expresso:

Jorge Mendonça e Paulo Pita da Silva, dois dos 16 indiciados de alegada viciação de classificação de árbitros de futebol nas épocas de 2002/03 e 2003/04, processo no âmbito do Apito Dourado, negaram as acusações de influência. 
Os dois observadores foram ouvidos na segunda sessão do julgamento no Campus da Justiça, em Lisboa, e, quando confrontados com escutas telefónicas, refutaram que "não ligaram a nada do que disse" António Henriques, conselheiro do Conselho de Arbitragem (CA) de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) presidido por Pinto de Sousa de 1998 a 2004. 

Relação direta entre telefonemas e classificação dos árbitros


No entanto, o tribunal estabeleceu uma relação direta entre as subidas e descidas de árbitros visados nos telefonemas entre António Henriques e os observadores Jorge Mendonça e Paulo Pita da Silva, entre os quais João Capela e Vasco Santos, que integram atualmente os quadros da Liga. 
Carlos Esteves, na altura dos factos vogal do CA da FPF e que neste momento preside ao órgão, também foi questionado sobre o sistema de classificação dos árbitros. 
O dirigente lembrou que, na qualidade de vogal do CA da FPF, perguntou pelos mapas de classificação dos árbitros no final da época de 2002/03 e que lhe disseram que havia fatores de correção e que "não estavam prontos".
"Quando regressei do café já estavam aprovados", garantiu Carlos Esteves em tribunal.

6ª Jornada - Maritimo vs Benfica (2010-2011)

2ª Jornada Porto vs Beira Mar (2010-2011)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Homenagem a Artur Soares Dias


O que não sabiamos era que Benquerença não é o único homenageado nessa época.

Também Artur Soares Dias foi homenageado e, mesmo sendo num contexto diferente, devido à homenagem ser realizada por um núcleo de árbitros, apresentou-se acompanhado pelas mesmas personagens com que Olegário Benquerença também se apresentou.


Algumas personagens todos nós conhecemos, sendo que duas, Lourenço Pinto e Carlos Carvalho aparecem em inúmeras escutas do processo apito dourado. Paulo Paraty e Guilherme Aguiar já todos conhecemos.

Esta homenagem aconteceu em Novembro de 2010 e outra curiosidade tem a ver com as arbitragens que Artur Soares Dias foi realizando nos jogos seguintes.

Quem não se lembra do jogo entre Paços de Ferreira e FC Porto, menos de 1 mês depois desta homenagem, em que Artur Soares Dias viu um penalti por mão na bola dentro de área de David Simão, quando a bola lhe bateu no pé (!!!!)?

Quem não se lembra de um jogo entre Benfica e Olhanense, para a Taça da Liga, em que Artur Soares Dias validou um golo ao Olhanense quando o seu jogador domina uma bola claramente com o braço?

Quem não se lembra da expulsão de Sidnei, no dérbi entre Sporting e Benfica, aos 40 minutos de jogo e da dualidade de critérios gritante durante toda a partida?

Estes são apenas alguns exemplos que ocorreram pouco depois desta homenagem e que irão ser colocados a seu tempo no blog.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pedro Proença em jogos dos 3 grandes

Após anos de roubos de Pedro Proença decidi dar uma vista de olhos em todas as suas arbitragens relativas aos 3 grandes.

Em baixo são apresentados os quadros com os jogos dos 3 grandes arbitrados por Pedro Proença.

Os resultados são os que provavelmente já todos estão à espera

Legenda:

GM - Golos Marcados
GS - Golos Sofridos
CAR - Cartões Amarelos Recebidos
CVR -  Cartões Vermelhos Recebidos
CAA - Cartões Amarelos Adversário
CVA - Cartões Vermelhos Adversário
PF - Penaltis Favor
PC - Penaltis Contra

BENFICA

Porto

Sporting


















Em relação ao Benfica é de realçar que é o clube com uma percentagem mais pequena de vitórias (43,5%!!!) e maior de derrotas (26,1%!!!). Tem um "penalty average" de -4 e embora tenha visto tantos jogadores adversários expulsos do que seus, 4 desses vermelhos foram mostrados depois dos 80 minutos. Em relação ao Benfica apenas 1 jogador seu foi expulso após os 80 minutos enquanto os restantes 5 foram expulsos antes. Fazendo um somatório o Benfica jogou 57 minutos com um jogador a mais (o registo mais baixo dos 3) e 110 minutos com um jogador a menos (o registo mais alto dos 3) ficando assim com um "average" de -53 minutos (!!!!!).

Em relação ao Porto, verifica-se que é a equipa com maior percentagem de vitórias dos 3 grandes (55,6%). Tem uma grande percentagem de empates (40,7%), sendo que a esmagadora maioria são jogos fora de casa e mais de metade são obtidos em clássicos ou em Braga. Aliás a única derrota do Porto com Pedro Proença foi precisamente em Braga (1 derrota em 27 jogos, com vários clássicos incluídos, é obra). No "penalty average" como não podia deixar de ser o saldo é positivo (+3). Em relação a expulsões é gritante a diferença. 9 expulsões de adversários contra 2 da sua equipa. A primeira expulsão ocorreu na final da taça de Portugal  de 2010. O jogador foi Bruno Alves no último minuto do jogo logo na última época pelo FC Porto. A segunda no Porto vs Sporting de 2011/2012 também depois dos 90 minutos. Em termos de minutos jogados com um jogador a mais o Porto consegue a marca de 80 minutos (não tenho dados sobre o minuto do vermelho no jogo U.Leiria vs Porto de 2002/2003) enquanto que com um jogador a menos foram 0 minutos.

Por fim o Sporting. Tem uma percentagem de 50% de vitórias, o que também é baixa mas não se deve muito a desfavorecimentos de Pedro Proença (com excepção a pelo menos 3 clássicos com o FC Porto). O Sporting em 26 jogos viu Pedro Proença assinalar apenas uma grande penalidade contra si e adivinhem o clube que tirou a virgindade. Porto, pois claro. Ainda nas grandes penalidades, o Sporting teve 5. Em relação a expulsões viu 7 adversários seus serem expulsos (num total 77 minutos a jogar com 1 homem a mais) contra 5 jogadores seus expulsos (52 minutos com 1 jogador a menos).

Alguém ainda acredita que Pedro Proença, apesar de sócio do Benfica (pelo que muito convenientemente se diz), é mesmo adepto do clube??? Alguém acredita que estes dados são apenas coincidências???

Clássicos

 

CAEC - Cartões amarelos da equipa da casa
CVEC - Cartões vermelhos da equipa da casa
CAEV - Cartões amarelos da equipa visitante
CVEV - Cartões vermelhos da equipa visitante
PEC - Penaltis a favor da equipa da casa
PEV - Penaltis a favor da equipa visitante


Daqui pode extrair-se que:
  • Benfica nunca ganhou um clássico.
  • FC Porto nunca perdeu um clássico.
  • Benfica com maior número de expulsões e menor número de expulsões dos adversários nos jogos contra si.
  • FC Porto com menor número de expulsões e maior número de expulsões dos adversários nos jogos contra si.
  • FC Porto é a única equipa com diferença positiva entre os minutos com jogadores a mais e jogadores a menos.
  • Benfica é a equipa com menos penaltis a favor (0) e mais penaltis contra (4).
  • FC Porto a equipa com mais penaltis a favor (3) e menos penaltis contra (0).
  • Apesar de o FC Porto receber mais cartões amarelos do que os adversários nos jogos contra si, isso não se traduz em vermelhos ao contrário de Benfica e Sporting.

NOTA: Os dados podem não estar exactamente correctos um vez que parte deles foram conseguidos de sites como zerozero. No entanto não foge muito do que é apresentado.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Boas Vindas

Hoje nasceu mais um blogue benfiquista. Mais um entre dezenas de blogues que preenchem toda a gloriososfera.
Neste espaço serão demonstrados, com FACTOS e não fantasias, os ataques daquele que é o nosso pior inimigo e o maior responsável pelos nossos insucessos. Esse inimigo é o conhecido sistema que continua a condicionar campeonatos e taças.
Muitos benfiquistas acham que os insucessos se devem a erros internos. Concordo que também são parte do nosso insucesso, mas não o principal causador. Nenhuma equipa ou estrutura é perfeita e existem necessariamente erros que são cometidos tanto no nosso clube como nos outros.
Muitos benfiquistas apesar de saberem todo o mal que nos fazem acham que o Benfica é obrigado a ganhar os seus jogos contra tudo e contra todos não tendo desculpa para desaires. Todos desejamos que tal aconteça mas caso estejam atentos ao mundo futebolístico, percebem que não existem equipas invencíveis, muito menos quando são constantemente prejudicadas.
Muitos benfiquistas também desvalorizam o facto que para se vencer um campeonato as outras equipas têm de perder pontos e quando esses pontos são dados a essas equipas também estamos a ser prejudicados.

Espero poder ser mais uma ajuda nesta luta contra a podridão do futebol português.

Pluribus Unum

VIVA O BENFICA