quinta-feira, 14 de março de 2013

Agora é que vai começar...

Depois do que aconteceu hoje, espectável para os mais atentos, vai começar o pagode.

Até hoje temos sido brindados com um sistema soft. Ainda não percebi se por as últimas duas épocas terem sido do mais vergonhoso a que já se assistiu, pelo o Porto ter um bom 11 ou porque existe algo nos bastidores que não conhecemos. O que é certo é que não tem comparação com o final da época passada embora mesmo assim entre pontos que nos foram roubados e alguns que lhe foram dados o campeonato praticamente já estaria resolvido.

No entanto algo me diz que se a opção do sistema foi esperar para ver, não dando muito nas vistas, então a coisa vai agora mudar completamente de figura.

Hoje o tombo foi tão grande que nas próximas jornadas, tal como acontece sempre que o Porto começa a entrar num cenário de crise, vão precisar da sua legião de árbitros. Vamos ver Proenças, Olegários, Sousas, Xistras, entre outros de seguida. Jornada após jornada.

Mesmo assim vai ser difícil levantar uma equipa completamente estoirada, presa por arames. Uma equipa que a partir de hoje para além do estoiro físico que vem evidenciando sofreu um choque psicológico. Eles acreditavam mesmo que podiam ganhar a champions. Em todas as entrevistas se percebeu que esse era o grande objectivo do clube e o grande sonho dos jogadores. Perder nos oitavos contra o Málaga, olhar para trás e perceber que o grupo onde passaram em segundo era uma anedota deixa muitas marcas. Juntando a isso um Moutinho lesionado (provavelmente infiltrado neste jogo por não existirem mais opções), um Lucho estoirado com mais jogos nas pernas esta época do que em toda a passagem por França, dois laterais sem descanso e um ponta de lança que não pode mesmo ficar um jogo de fora é muita coisa junta.

Resumindo, o sistema vai ter de entrar em grande força para os salvar. Eles não vão querer o Benfica já campeão no Dragão ou sequer com possibilidade de festejar ou decidir lá o titulo. Esta próxima jornada vai ser crucial para o sistema tentar devolver a confiança aos jogadores do Porto. Não podemos permitir que isso aconteça.

P.S. - A comunicação social está de luto. Foram meses e meses a criar a ilusão de um grande Porto europeu. Foram meses e meses a espalharem a ideia do grande plantel do Porto. Foram jogos e jogos e encobrir a queda física daqueles 12/13 jogadores do costume. Foram empates (Olhanense e Sporting) e vitórias corrompidas (Rio Ave e Málaga) a serem desculpados com maus dias ou gestão de esforço (no caso do Málaga até foi um super jogo com 2 oportunidades de golo e uma delas ilegal).  Hoje tudo isso caiu com grande estrondo...

1 comentário:

  1. «Já marquei golos fora de jogo e nunca ninguém disse nada, hoje não sei o que se passou.» - Maicon

    ResponderEliminar