sexta-feira, 28 de março de 2014

O ataque final do sistema

Na quarta-feira foi dada mais uma prova de que o sistema está bem vivo. Novamente assistimos a mais uma arbitragem miserável que poupou 2 expulsões a jogadores do FC Porto.



A primeira entrada tem até a agravante de quase ter dado um golo ao FC Porto que nos colocaria numa situação ainda mais delicada para a segunda mão. Não fosse Artur com uma enorme defesa e isso teria acontecido. Para além disso foi uma sorte nenhum dos jogadores se ter lesionado após estas duas autenticas agressões.

Em relação ao jogo, o Benfica deciciu poupar mais de metade da equipa e mesmo a meio do jogo retirou Rodrigo que estava a ser o melhor jogador da equipa. Esta poupança a que o Benfica foi obrigado a fazer dos seus jogadores demonstra mais uma vez que a arbitragem de Proença em Alvalade no Sporting-Porto não era nenhuma demonstração de fraqueza do sistema como eu havia explicado num post anterior. Aquela arbitragem visou manter o Benfica ocupado com o campeonato ao mesmo tempo que abria a única possibilidade ao Porto de vencer as restantes competições.

Em relação às poupanças, no final do jogo eu era um dos benfiquistas que não entendia porque foram modificados tantos jogadores numa meia-final da Taça de Portugal contra o FC Porto. Hoje mais a frio e olhando ao que se tem passado desde que o Benfica conseguiu 7 pontos de vantagem do campeonato acho que a opção terá sido provavelmente a melhor. E tenho essa opinião por duas razões.

A primeira tem a ver com a campanha do Sporting e da comunicação social em relação à arbitragem. Desde que o Benfica passou a ter 7 pontos de vantagem, numa jornada onde até viu ser-lhe anulado um golo limpo contra o Estoril, que não se fala noutra coisa a não ser das nomeações. Lembro-me de ter passado por um programa da TVI 24 chamado contra-golpe e de aí se discutir o porquê dos árbitros internacionais não estarem a apitar muitos jogos dos grandes dando ênfase sempre que falavam no Benfica (vejam bem a forma como o tipo entoa os zeros dos jogos de Proença e Olegário com o Benfica). Na Sic notícias a mesma coisa com Rui Santos tal e qual como já tinha feito na época passada. E na RTP informação parece que arranjaram mais um sabujo ligado ao sistema, de seu nome Paulo Sérgio, e que também ele não se cansou de clamar por Proença para os jogos do Benfica. Ou seja, em todos os canais estão colocadas estrategicamente elementos a pedir que Proença roube o Benfica. E pedem sem terem razão para isso pois não falam de beneficios ao Benfica pois não os há. Somando a isto a reportagem a limpar mais uma vez a imagem de Proença não é difícil de perceber o que se vai passar no Domingo. Ainda no âmbito da comunicação social ontem Bruno Carvalho deu uma entrevista onde falou em grande parte do sistema. O incomodo de Sousa Martins foi por demais evidente. Até que conseguiu fazer a pergunta para a qual todos os orgãos de comunicação social queriam ouvir a resposta e que fez a ele e à badalhoca também de serviço soltar finalmente uns sorrisos. O resultado está em todas as edições online a capas de jornais: "O Benfica não merece estar no primeiro lugar".

Outra razão que me fez aceitar a rotação de plantel na quarta-feira foi o facto de este ano o Benfica não poder falhar. Falhar este ano a conquista do campeonato seria catastrofico. O clube iria entrar numa crise directiva que nos faria recuar alguns anos neste processo de recuperação que tem vindo a ser feito. E neste caso perder em Braga pode colocar novamente o Benfica sobre uma pressão enorme pois não iria poder falhar nos 4 jogos seguintes antes da visita ao Dragão (não acho que a equipa tivesse condições psicológicas de visitar o Dragão com o campeonato por resolver). Além disso manteria-nos "amarrados" ao campeonato e seriamos forçados a ter de rodar a equipa nas restantes competições. Assim quanto mais rápido a questão do campeonato estiver resolvida mais rápido começamos a ter o foco nas restantes competições e poderemos aí sim apresentar a melhor equipa.

É este então o ataque final do sistema para esta época. Clamar pelos árbitros do sistema para os jogos do Benfica e manter o Sporting o mais próximo possível. Até final da temporada, caso o Benfica não resolva cedo o campeonato, não duvido que teremos alguns destes artistas nos nossos jogos. Carlos Xistra, Hugo Miguel, Jorge Sousa ou Olegário Benquerença, juntamente com Proença, podem facilmente mudar o rumo de um campeonato.

P.S. - Apareceu hoje esta noticia. Ao que parece Vieira será castigado por palavras ditas após o jogo da primeira volta com o Belenenses. Nem vou falar da óbvia diferença de tratamento para com os restantes presidentes. O que eu questiono é: Quererão tê-lo calado para o que aí vem?

3 comentários:

  1. É sempre bom recordarmos que no jogo entre os corruptos de contumil e o Belem, aos 8 mnts de jogo, o fabulástico Mangala pregou um cotovelada ao Miguel Rosa falta para vermelho direto. O fabulástico não tinha jogado contra o SLB; e se o Marcos Ferrreira tivesse aplicado a lei 12 ( falta grosseira ) o Fernando e o Herrera tinha ido tomar banho mais cedo e não jogava na Madeira ...
    E assim se constroem campeões !

    ResponderEliminar
  2. Todos os adeptos de futebol sabem que o Pedro Proença, Jorge Sousa e Olegário Benquerença, ao contrário do que deve ser o papel neutral de um arbitro, interferem diretamente no rendimento desportivo do Benfica, por isso insistentemente os guardiões do sistema apelam para que sejam nomeados.

    Os números das últimas 6 épocas demonstram claramente que estes 3 árbitros foram responsáveis pela diferença no rendimento pontual do Benfica em favor do F. C. Porto.

    Neste período, curiosamente estes 3 árbitros dirigiram 31 jogos do Benfica e exatamente o mesmo nº de jogos do F.C. Porto, sendo que nesses jogos o F.C. Porto conquistou 78% dos pontos em disputa enquanto que o Benfica conquistou apenas 42% dos pontos disputados com estes 3 árbitros. Mas atenção nesses 31 jogos arbitrados pelo Pedro Proença, Jorge Sousa e Olegário Benquerença, o F.C. Porto beneficiou de mais 12 penaltis a favor e mais 3 expulsões a favor que o Benfica. 15 decisões arbitrais de diferença em apenas 31 jogos, como será possível uma equipa fazer mais pontos que outra que na mesma competição beneficia de 1 penalti ou expulsão a favor jogo sim, jogo não.

    Se analisarmos os restantes 143 jogos dirigidos por todos os outros árbitros, constatamos que apesar de o F.C. Porto ter beneficiado de mais 3 penaltis a favor e mais 4 expulsões a favor que o Benfica, o F. C. Porto conquistou 82% dos pontos e o Benfica conseguiu conquistar 85% dos pontos disputados nesses jogos. Em 143 jogos, ou seja só faltam 7 para termos os 150 jogos de 5 campeonatos completos e o Benfica conquistou mais 15 pontos que o F.C. Porto nesses jogos arbitrados por todos os outros árbitros. Com o "sistema" mesmo com a realidade competitiva média que os números demonstram, o Benfica apenas conseguiu arrecadar 1 titulo de campeão até ao momento fruto destes 174 jogos analisados.
    Podes consultar estes dados em http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho passado pelo blogue para ver alguns dos vossos posts. Estão a fazer um excelente trabalho.

      Em relação a esses 3 árbitros por alguma razão o estarola na TVI 24 falou deles. Existem mais internacionais para além desses 3 mas ele frisou exclusivamente esses.

      http://video.pt.msn.com/watch/video/contragolpe-os-arbitros-recusam-se-a-apitar-os-jogos-principais/295z7lees?cpkey=27964d2c-2b83-4fb7-a0f3-49c2cd562e22%257c%257c%257c%257c

      Estão novamente a tentar fazer-nos a cama. Domingo já sabemos o que vai acontecer. Vamos ter de ser mesmo muito fortes para vencer. O que me tem deixado mais optimista até é o Braga estar bastante desfalcado porque Proença com o caminho livre vai roubar descaradamente

      Eliminar