terça-feira, 3 de novembro de 2015

A histeria está de volta.

Parece que anda tudo em alvoroço por Rui Vitória ter colocado a titular contra o Tondela o miudo Clésio (e friso esta parte do Tondela).

Anda tudo indignado porque André Almeida ficou no banco nesse jogo. Mesmo que seja o nosso único médio defensivo para o jogo de hoje e que tenha vindo de 2 jogos intensos como foram os jogos em Istambul e na Luz com o Sporting. A mesma indignação estende-se a Eliseu. Estão a ouvir bem. Esse mesmo. O culpado de todos os golos sofridos nesta época, na época passada e na de à 2 anos atrás. O mesmo que toda a gente queria ver pelas costas já é mesmo apelidado de Campeão. O rapaz tem 32 anos e é titular desde a primeira jornada do campeonato e nem na paragem para as selecções teve descanso. No entanto ninguém desculpa Vitória por não apertar até à exaustão com ele. E depois aquilo não é a mesma coisa sem um Eliseu para culpar. Por fim temos Lindelof. Isto de mudança de paradigma faz confusão a muita gente. Mas quando se trata de trucidar um treinador por apostar num jovem da formação em detrimento de outro jovem da formação a coisa já muda um pouco de figura.

Para mim não me fez confusão esta rotação de plantel nem a aposta neste jogador que apenas foi aposta devido à lesão de um lateral e por necessidade de poupar outros 2 laterais para um jogo muito importante. Ainda bem que assim é. Perdemos com o Sporting muito graças ao desgaste do jogo de Istambul. Pode ser um sinal de que Rui Vitória está a aprender com os erros. Outros precisaram de 4 anos na Luz para aprender que essa rotação é essencial.

Aliás. Outras coisas fizeram-me bem mais diferença nos últimos anos.

Lembro-me de irmos a Liverpool ser goleados com David Luiz a defesa-esquerdo e de menos de meio ano depois sermos goleados no Dragão novamente com David Luiz a defesa-esquerdo. Ainda bem que David Luiz saiu 2 meses depois. Sabe-se lá quantas vezes mais o cérebro iria precisar para perceber que aquilo talvez não fosse uma boa ideia.

Lembro-me de jogarmos uma época inteira com Emerson a defesa-esquerdo tendo um campeão do mundo no banco. Isto porque o cérebro não aceitou uma contratação patrocinada pela única pessoa que, segundo ele, percebe de futebol na Luz.

Lembro-me de um rapaz chamado Nolito que saiu do Benfica numa altura em que era 5ª opção atrás de Ola Jonh e Bruno César.

Lembro-me de só ter visto Oblak na baliza do Benfica meio ano, e graças a um presidente que não percebe nada de bola (não esquecer que só Rui Costa é que percebe) e de uma lesão de Artur.

Lembro-me de Cortez chegar a ser titular do Benfica (mesmo depois do que se viu na pré-época) e ao fim de 3 jornadas já estarmos a 5 pontos do primeiro lugar.

Lembro-me de um rapaz chamado Bernardo Silva que teve como unica oportunidade na pré-época entrar para defesa-esquerdo.

Lembro-me de tudo isto e mesmo assim sempre apoiei o treinador em questão. Apoiei-o porque acredito acima de tudo na estabilidade. As pessoas melhoram com o tempo e aprendendo com os erros. Basta-me sentir no treinador a vontade e o desejo de melhorar (aliado a qualidade já demonstrada) para merecer o meu apoio. E se o Benfica deixou Jorge Jesus repetir os mesmos erros várias vezes até começar a aprender com eles, então também deve ser dado a Rui Vitória espaço para este aprender. De uma coisa tenho quase a certeza. Não vai precisar de 4 anos e os planteis mais caros da história do Benfica para começar finalmente a ganhar.

Muitos dizem que na Luz não se sabe escolher treinadores. Quanto a mim isso não é verdade. Até ao "reinado" Jorge Jesus, nunca se soube dar a estabilidade e as condições necessárias aos treinadores escolhidos. Camacho venceu uma Taça de Portugal ao Campeão Europeu na altura, Trapattoni foi campeão com 11 jogadores, Koeman fez uma grande campanha na Champions e continua a fazer um grande trabalho em Inglaterra, Fernando Santos conseguiu colocar a equipa a jogar um bom futebol e lutou até à ultima jornada pelo campeonato e até mesmo Quique Flores, quanto a mim o que menos mostrou tendo em conta os jogadores à disposição, conseguiu mais tarde vencer uma Liga Europa. O problema de todos estes treinadores foi que não estiveram mais do que um ano no cargo e nunca tiveram um plantel estabilizado com 16/17 jogadores capazes de ser titulares. Tiveram sempre planteis de 13/14 jogadores (e alguns nem isso) e a cada inicio de época era feita uma mini-revolução.

Posto isto deixem Rui Vitória trabalhar. Ele tem em mãos uma tarefa bastante difícil. Não a dificultem ainda mais para bem de todos nós. Para bem do Sport Lisboa e Benfica.

E Pluribus Unum

1 comentário: