segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pensar no que temos a ganhar e não no que podemos perder

Amanhã temos um jogo importantissimo. A comunicação social anda a fazer o funeral ao Benfica. Já só se fala na saída de Rui Vitória e veja-se bem que até o anão da SIC já fala em eleições antecipadas. Realmente parece que estamos à 13 anos sem ganhar o campeonato ou à 2 sem ganhar qualquer titulo.

Tudo o que se está a viver não é novidade. À pouco mais de 2 anos aconteceu exactamente o mesmo. O Benfica muito mais vulnerável do que está hoje devido aos títulos perdidos nas ultimas épocas, estava a 5 pontos do primeiro classificado e ia jogar ao campo do Estoril após uma derrota por 3-0 em Paris. Também nessa altura se fazia o funeral ao Benfica. O treinador tinha sido cuspido pelos nossos adeptos uns meses antes e só Vieira acreditava nele. Vieira era contestado. A equipa para além de jogar pouco mostrava pouca atitude em vários jogos. O Porto que não jogava um chavo nessa altura mas ia ganhando os seus jogos à custa dos árbitros enquanto que nós éramos roubados à descarada.


Tentem recuar no tempo e vejam lá se não existem algumas semelhanças com o que estamos a ver nesta altura. A diferença está no beneficiado pelas arbitragens. Parece que antes de recomeçar nas distritais querem que o Sporting seja campeão à força.

Amanhã mesmo com perda de pontos não ficamos já arredados do titulo. Mas não sou ingénuo ao ponto de não achar que vai ficar bastante difícil se tal acontecer. Até pelas marcas que vai criar. No entanto temos muito a ganhar amanhã. Depois da passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões uma vitória era um sinal de força num campo onde é bastante difícil vencer e onde existem grandes probabilidades de os outros perderem pontos. Mesmo os próprios jogadores vão ganhar muita confiança e vão-se libertar mais a partir desse momento, sendo que não terão de pensar na Champions até ao final de Fevereiro.

Se o Benfica conseguir manter esta distância pontual até Janeiro pode perfeitamente ser campeão novamente. Nessa altura vamos ter os regressos de Luisão, Nelson Semedo e Sálvio e podem ser corrigidas algumas lacunas do plantel principalmente a nível de meio-campo e defesa. Quanto a mim o regresso de Pele é obrigatório. Com isso André Almeida poderá passar a ser uma alternativa às laterais. Depois a nível de defesa central também é necessária uma alternativa a Luisão, Jardel e Lisandro porque caso exista a indisponibilidade de 2 é necessário adaptar alguém. Ainda gostaria de ver um numero 8 de grande qualidade mas tenho noção que a meio de uma época é difícil conseguir um jogador com essas características.

Para além do Benfica também os outros 2 grandes têm problemas graves nos seus planteis. Mas o que tem acontecido é que a arbitragem potencia os problemas de uns e esconde os problemas de outros. Basta ver que o Sporting ganha muitos jogos pela margem minima e se falarmos em Tondela, Nacional, Estoril ou Arouca dá para ver perfeitamente o que tem salvado este Sporting. Já ao Benfica têm sido potenciados os problemas do seu meio-campo e principalmente nos jogos contra os outros grandes. Em todos esses jogos houve uma dualidade de critérios gritante e em todos esses jogos os jogadores do meio-campo do Benfica foram condicionados à primeira oportunidade enquanto que os jogadores adversários poderam fazer o que quiseram.

E amanhã Hugo Miguel foi nomeado exactamente para fazer o mesmo. Condicionar os jogadores do Benfica e permitir tudo aos do Braga. O Benfica falou esta semana mas pode ter sido tarde demais e a oportunidade de tentar afastar já o Benfica deve falar mais alto. E admito que nessas condições vai ser muito difícil ganhar. Poderá ser preciso um jogo épico para que a vitória nos sorria. Mas se for esse o caso, que esse jogo épico aconteça, porque é de jogos épicos que a história do Benfica se fez e porque antes do medo da derrota tem de vir sempre a vontade voraz pela VITÓRIA.




P.S. - Já o referi no post anterior mas para quem diz que o Benfica não joga nada revejam alguns dos golos desta época.

Sem comentários:

Enviar um comentário