quarta-feira, 2 de maio de 2018

Bipolaridade

Há um mês atrás vivia-se uma autêntica euforia no adepto Benfiquista. Principalmente naquele das redes sociais e das visitas à Luz para tirar uma selfie em dia de jogo que cheira a festa. O penta estava garantido e gozava-se à brava com os amigos de outros clubes.

Veio o jogo do título e perdemos o melhor jogador do campeonato na semana anterior. Uns meses antes tínhamos perdido Krovinovic, outro dos melhores jogadores deste campeonato e pelo meio até Sálvio esteve de fora vários jogos. No jogo do titulo perdemos 1-0, com o Porto a marcar o golo no único remate enquadrado com a nossa baliza. Ainda por cima num remate fora de área.

Foi o que bastou para o mundo dar uma volta de 180 graus. Na semana seguinte já eu ouvia benfiquistas a insultar alguns dos nossos jogadores e Rui Vitória. Então com a derrota com o Tondela nem o roupeiro deve ter escapado. Basta ler alguns blogues. Já vi o Benfica jogar muito pior do que no último Sábado e golear. Infelizmente as várias lesões de jogadores defensivos e a entrada de outros sem ritmo, aliado a uma eficácia de 100% do Tondela resultou numa derrota.

E é assim que um mês depois já tudo está de pernas para o ar. Até um provável e inacreditável perdão de dívida ao Sporting já tem como culpado LFV. É verdade. Existe malta que acha isto. Benfiquistas que em vez de de indignarem com esta pouca vergonha ainda se aproveitam dela para atacar o presidente do Benfica. Sinceramente nem sei o que é mais inacreditável. Se o perdão de dívida ou esta autoflagelação.

Já se pedem também eleições antecipadas. Foi apenas no ano passado que foi feita história no Benfica. O falhanço do penta campeonato, numa época em que valeu tudo contra o Benfica, foi apelidados de sabotagem. O tetra campeonato é resumido como sorte, incompetência dos adversários e outras barbaridades. Nesse período o Benfica desceu o passivo enquanto Porto e Sporting o aumentaram. E estamos a falar de um dos melhores períodos da história do Benfica a nível interno. 

Mas não há volta a dar. Para esses catedráticos a casa do vizinho será sempre melhor. O que é feito no Benfica está sempre mal. Antes o que afligia era o passivo e os milhões gastos em jogadores estrangeiros. Nessa altura o que estava na moda era a formação. Fizeram-lhes a vontade e agora a moda já está em investir e aumentar passivo. Até o investimento em melhores condições para a formação já é visto como crime. Tentar melhorar o talento e aumentar a quantidade de grandes jogadores que têm saído do Caixa Futebol Campus é resumido como betão. Nem um Rui Santos ou um Otávio Lopes diriam melhor.

No Sábado existe um jogo importante para ganhar. De mim Rui Vitória e os jogadores vão ter sempre o meu apoio enquanto sentir que deixam tudo em campo. No último jogo lutaram até ao último minuto. Mesmo depois do terceiro golo do Tondela e após tantos golos falhados eles pareceram ser os únicos a acreditar. Ao minuto 93' continuavam à procura do golo mesmo todos sabendo que já não era possível evitar a derrota. Que no Sábado sejam essa equipa.

7 comentários:

  1. Finalmente um benfiquista inteligente neste blog. Pior que perder campeonato é ver benfiquistas anti-presidente. Um clube é mais que u,a época e as vitórias organizam-se, preparam-se, planificam-se,e, para continuar a ganhar para mais tempo é preciso ter alicerces bem seguro e depois passar para o telhado e não o contrário, como os outros e os anti-presidente pretendem fazer crer. Quando o pdc partir, o fcp vai lutar para não descer e no caso do scp, se o bdc sair o scp vai para 2 divisão por imcumprimento, o buraco que está a cavar é tao grande nem com a intervenção da troika vai resolver. O clube é eterno e as vitoria pode ser efêmera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo o comentário e o post.
      Para quem viveu atormentado os anos 90 com o Damásio e o Azevedo, não sabe o que é jogar mal semana após semana e ver o futuro todo negro.
      Ver a corrupção que grassava à vista de todos com a mafia de Palermo a comandar o futebol e nós impotentes, sem poder nem conseguir fazer nada.

      Agora, mal habituados, depois dos melhores 4 anos da história do clube, revela-se a verdadeira personalidade dos adeptos mais cobardes, mais reles, aqueles que usam o clube para proveito próprio sem conseguir dar mérito a quem nos proporcionou tantas alegrias.

      Pessoas com vícios não compatíveis com o benfiquismo, "strictu sensu", porque no Benfica a esmagadora maioria é grata, por isso esses adeptos cobardes nunca irão poder decidir o destino do clube.

      Em vez defenderem o clube colocando-se atras da direcção eleita pelos sócios, depois do maior ataque da sua historia à sua reputação e à sua credibilidade, feito por criminosos, porque são cobardes, colocam-se do lado dos inimigos, fazendo o seu jogo sujo e ajudando-os na sua estratégia, apontando para dentro. Quando os culpado estão do lado de fora.

      Se lhes fizéssemos a vontade iriamos ter de novo ineptos como Damásios e Azevedos à frente do clube.
      Isso será impossível enquanto houver adeptos gratos e inteligentes.

      Aqueles não são águias, são asnos que serão mais uma vez escorraçados nas urnas! Irão ficar confinados para sempre à categoria dos falhados e dos perdedores.

      Eliminar
  2. 1/ o penta não estava garantido hà um mês
    2/ esqueceste-te de falar da pouca vergonha que foram os 0 pontos da LC e as goleadas de colossos europeus como basileia e cska

    Vocês so vêem aquilo que vos serve para continuar a comprar o mita do Benfica empresa, acordem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para muitos Benfiquistas estava mesmo garantido. Bastava ir as redes sociais nessa altura para perceber o que eu estou a querer dizer no texto. Era só gozo com a derrota do Porto em Belém e com o problema no Sporting com Bruno Carvalho. Na semana antes de jogarmos em Setúbal praticamente não se falava do jogo que iamos disputar.

      A Champions foi muito má. Eu não estou aqui a querer branquear nada. Apenas fico perplexo com a facilidade com que se desata a disparar contra tudo o que é interno. Já agora um reparo. Com o CSKA não levamos nenhuma goleada.

      Agora as medidas milagrosas que se pedem como eleições antecipadas (quando o que LFV está a fazer é o que ele disse que ia fazer nestes 4 anos de mandato), revoluções no plantel e mudança de treinador não resolvem nada. Com isso tenho a certeza que é o primeiro passo para voltarmos a perder. Temos uma base boa de jogadores para a próxima época. Apenas precisamos de investir em 2/3 posições. Podemos fazer bastante dinheiro com os jogadores que temos emprestados. Temos tudo para voltar a ganhar na próxima época. Mudar o menos possível e aproveitar o que de bom foi feito nesta época. Novo sistema e os jogadores que apareceram como Ruben Dias, Krovinovic ou Zivkovic.

      Basta ir ver como é que o Porto perdeu a hegemonia. O maior problema não foram os LIcás e Josués. O problema foi quando foram buscar um treinador espanhol que revolucionou o plantel e deixou-o sem referências. Tal como o Benfica depois de 94 que na procura de um grande Benfica europeu despachou um núcleo duro em menos de 2 anos (Rui Costa, Vitor Paneira, kulkov, Yuran, Isaias, Veloso, Mozer, Helder, Abel Xavier, Schwarz, etc) e contratou pseudo vedetas que não deram em nada.

      Eliminar
    2. Alguém que diz que deixou de ser sócio há 10 anos, não tem autoridade moral para criticar o que quer que seja sobre o Benfica.
      Os cobardes não têm voz, ó Philippe!

      Eliminar
  3. Pronto, chegou a hora de dizermos mal de tudo o que é feito no Benfica. Está tudo mal, nada é bem feito. Que raio de vício este que nós temos.
    É pena que muitos benfiquistas só falem das modalidades quando perdemos jogos e títulos. No decorrer da época, parece que só se interessam por futebol, e vá de comentar só futebol. E então, os blogues «Nova Geração Benfica» e «Guachos Vermelhos», cujo trabalho em defesa do Benfica muito aprecio (embora o primeiro, por critérios que não entendo, permita que adeptos dos rivais/inimigos, aos magotes, vão lá ladrar, provocar, achincalhar e destilar ódio à vontade), têm a freguesia toda dos comentadores. Nos outros blogues, que fazem igualmente um trabalho de louvar na defesa do nosso clube, aparecem meia dúzia de benfiquistas a comentar, e sempre os mesmos. É o que acontece com o blogue «Benfica Eclético», que faz um trabalho extraordinário (diário) de divulgação dos jogos/resultados/análises das modalidades, e que normalmente nem um comentário recebe. A equipa que o gere (Faneca, Gustavo Costa, Hugo1904, NM, Paulo Gomes, Ricardo Campos, Ricardo Solnado), assim como as modalidades, bem mereciam outra atenção dos benfiquistas que andam pela blogosfera benfiquista.
    Se gostamos das modalidades e se queremos que elas dos deem alegrias, temos de nos interessar por elas logo desde a constituição das equipas, no início da época, quando devemos pressionar os responsáveis pelas secções e a direção, com os nossos comentários/exigências. Devemos acompanhá-las toda a época, jogo a jogo, para podermos pressionar/exigir relativamente às más prestações e ao que julgamos estar mal. Devemos encher os nossos pavilhões, que estão quase sempre às mocas (os jogos das equipas femininas então… E se as nossas meninas mereciam o nosso apoio), sempre os mesmos a apoiar, raramente com lotação esgotada – curioso, ou triste, em muitos jogos fora, os nossos atletas têm muito mais apoio do que em casa.
    A culpa das modalidades estarem a soçobrar também é nossa. Ou não é? O Sport Lisboa e Benfica nasceu, sempre foi e nós queremos que seja, eternamente, um clube eclético, que discuta todos os títulos/troféus em todas as modalidades e que ganhe muito mais que os outros. Vamos criticar o que tivermos a criticar, sempre (sempre fomos e somos o clube mais democrático em Portugal, aqui não há papas, nem viscondes, nem donos, nem maiorais, nem carneirada, essas merdas são para os outros), vamos exigir às secções e à direção, pressioná-las, sempre, para fazerem sempre, sempre melhor. Mas vamos, também fazer a parte que nos cabe como sócios e adeptos apaixonados. Se a não fizermos, que legitimidade temos para criticar, para exigir, para deitar abaixo?

    ResponderEliminar
  4. Não sei se é bipolaridade...há Benfiquistas que criticam sistemáticamente a estratégia do SPORT LISBOA E BENFICA, para alguns, os mais sensatos, criticam algumas estratégias com fundamento, outros criticam todas as estratégias e igualmente as pessoas que dirigem o Clube, outros, estes sim bipolares criticavam ontem uma coisa e hoje o seu inverso e, amanhã ambas!!
    Nestes ultimos, já sigo as redes sociais e blogs desde 2009/2010, nunca nada está bem e garanto que se fossemos ou formos Penta, continuarão a criticar!!
    Não têm credito algum, mas fico descansado porque sei que as eleições ganham-se nas urnas, no tempo devido e não nas redes sociais ou blogs!!
    Este facto deixa-me tranquilo, embora todos saibamos que se cometeram erros, também sabemos que apesar do ataque vil, nojento e miserável que os nossos adversários, melhor inimigos, com a conivência da comunicação social e com o silêncio de todos os órgãos de poder desportivo e civil, aliando a cobardia, ao crime estas à inércia de todas as autoridades, ainda assim continuamos com todas as condições de voltar a ganhar mais, muito mais que os nossos inimigos!!
    Não sou apologista do "olho por olho dente por dente", mas temos que perceber que nos foi declarada uma guerra com o objetivo, não de apenas noa enfraquecer Desportivamente, mas para manchar e denegrir o nosso nome e imagem, com objetivo último de nos destruir!!
    Conhecem, mas não relevam os valores dos nossos Pais Fundadores, o nosso Carácter, o Lema inscrito no nosso Emblema, a nossa Dimensão e projeção Internacionais!!
    Somos mais e melhores, poderemos perder uma Batalha mas não se esqueçam que a guerra vai continuar e temos que ter uma estratégia, desde já para sair vitoriosos, sem perdão a todos os que iniciaram esta guerra suja contra a maior instituição de Portugal!!
    A Direção deverá a par do crescimento, das vitórias e dos títulos, ter como objetivo de "vida", de actuação, limpar o nome do SPORT LISBOA E BENFICA, na Justiça Cívil e exigir a condenação de todos os que prepetaram e divulgaram este crime hediondo!!!

    ResponderEliminar